Ramo Gibson Walcacer

Este Ramo se inicia com o casamento de Guiomar Xavier Gibson (filha de Francis Gibson) com Doralécio Lins Walcacer (filho de Eustáquio Walcacer). Ambos nasceram em Recife - PE e faleceram no Rio de Janeiro para onde se mudaram em 1933. 

Nos jornais da época de Recife, onde costumava-se publicar o resultado dos anos letivos das escolas públicas, temos notícia de Guiomar Xavier Gibson sempre aprovada, no curso primário "com distincção e louvor"

Exemplificando, transcrevemos a informação do jornal "A PROVÍNCIA" de 16 de dezembro de 1902, que informa que para os exames finais na Escola para o Sexo Feminino do Estado, no município de Olinda, Guiomar Gibson é aprovada no 1o. grau "com distincção e louvor". Isto se repete nos anos vindouros como no 2o. grau, com Guiomar já no Colégio Santa Margarida, quando é aprovada novamente "com distincção e louvor" (A PROVÍNCIA - 07 de dezembro de 1904). Para o Curso Preparatório para a Escola Normal, Guiomar é aprovada em 1o. lugar conforme informa A PROVÍNCIA de 12 de novembro de 1909. Já cursando a Escola Normal, Guiomar se mantem todos os anos em terceiro lugar. Apesar de ter cursado a Escola Normal, não temos notícia de Guiomar como professora, ao exemplo de algumas de suas primas. 

Outra notícia, é a presença dos irmãos Arlindo e Guiomar nas comissões da Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim, estando Arlindo Gibson na comissão da "noute dos meninos" e Guiomar Gibson na "noute das solteiras".

Tia Guiomar era assídua - desde mocinha, nas colunas sociais que sempre informavam seu aniversário, como o noticiado no JORNAL DO RECIFE de 29.julho.1913: "Aniversário hoje da senhorinha Guiomar, filha de Frank Gibson". Não encontramos registros de aniversários nem de suas irmã(o)s nem de seus pais, o que significa que a tia Guiomar era "bem articulada" socialmente. Mesmo depois de casada, o seu aniversário - que acontecia na mesma data do aniversário do esposo Doralécio, sempre era noticiado.

A PROVÍNCIA de 29 de julho de 1925: "Tem no dia de hoje o transcurso de seu aniversário natalício o sr. dr. Doralécio Lins Walcacer, escrivão do 1o. Cartorio do Comércio desta Capital e sua digna esposa sra. Guiomar Gibson Walcacer".

No JORNAL DO RECIFE de 24 de setembro de 1916, temos a seguinte notícia: "Terá lugar hoje nesta cidade, o enlace matrimonial do estimado cavalheiro Doralécio Lins Walcacer, escrivão interino do Primeiro Cartório do Commércio desta capital com a distincta senhorita Guiomar Gibson, filha do finado Coronel francisco Gibson. O acto civil realizar-se-á as 12 ¹/² horas, em a residência do dr. Lins e Silva, cunhado do noivo à rua Visconde de Goyanna, no. 177 e o religioso às 13 horas na Capela do Colégio São Vicente de Paula, na Estância. Serão testemunhas por parte do noivo, no civil, o dr. Lins e Silva e sua exma. consorte e da noiva o sr. Oscar Alves Barbosa (primo de Guiomar) e sua exma. esposa e no religioso, por parte do nubente o dr. Júlio de Mello e senhora, representados pelo dr. Edgar Altino e esposa e por parte da nubente o coronel Bento Magalhães e senhora (Elisa Gibson Magalhães, irmã de Francis). Antecipando, nossos parabéns ao jovem e digno casal, desejamos-lhe todas as venturas".

Ainda sobre a tia Guiomar, nos informa Elizabeth Jacques Carneiro Leão, sua sobrinha: "Quando a conheci ela morava no Largo do Machado, no Rio e acho que já era viúva.  Era bonita, magrinha, elegante, loura com olhos bem azuis. Era daquelas criaturas que passam bondade e carinho. A vi poucas vezes e como tinha no máximo 13 anos quando a vi pela ultima vez, para mim ela já tinha muita idade. Vai ver que só tinha uns sessenta e poucos (riso)".

Segundo Fernando Walcacer, "os nomes Valcacer e Valcarcel são comuns na Espanha e em países da América do Sul e provavelmente têm origem moura: Al Cacer ou Al Cazar - "O Castelo". Há notícia também de uma Walcacer combatendo heroicamente holandeses em Pernambuco".

Sobre Doralécio Walcacer sabemos que ele foi filho do Coronel Eustáquio Cavalcanti Lins Walcacer e Antônia Pereira Cavalcanti de Albuquerque e que teve pelo menos 2 irmãs, uma delas Rita Walcacer Pereira de Melo que foi casada com o major José Belarmino Pereira de Melo. O JORNAL DO RECIFE de 11 de agosto de 1917 informa que na missa de sétimo dia de Rita estavam presentes além do seu pai, o Coronel Eustaquio Walcacer e de seu irmão Doralécio Walcacer, várias outras presenças e na extensa relação de presentes, encontra-se nominado Romeu Gibson.


Formado em Direito pela Faculdade do Recife, Doralécio exerceu o cargo de escrivão do 1o. Cartório de Commercio de Recife enquanto residiu em Pernambuco. No Rio de Janeiro, exerceu a advocacia com atuação nas varas criminais.

DESCENDENTES:

O casal teve apenas 01 filho, Helio Lins Walcacer, nascido em Recife em 03.out.1917 e falecido no Rio de Janeiro em 16.fev.1966. Foi casado com Stella Maria Ribeiro de Almeida Cavalcanti, nascida no Rio de Janeiro em 25.mar.1945 e falecida em 22.ago.2007. O casal teve três filhos: 1.1 Fernando Cavalcanti Walcacer,  1.2 Dora Maria Cavalcanti Walcacer e 1.3 Helio Lins Walcacer Filho.

1.1   Fernando Cavalcanti Walcacer, nascido no Rio de Janeiro em 25.março.1945. Formado em Direito, em jun.2014 quando fizemos contato, o Fernando já se encontrava aposentado do cargo de Procurador do Estado e era professor de Direito Ambiental na PUC-Rio. 

Com Maria Theresa (Rabello) Tostes Walcacer (Manhumirim MG, 19.set.1944) teve três filhos: 

1.1.1   Joana Tostes Walcacer, nascida em 17.mar.1971 e falecida em 15.maio.1971; 

1.1.2   Maria Tostes Walcacer, nascida em 26.julho.1972. Foi casada com Ricardo Nehrer e é mãe de João Pedro Walcacer Nehrer (25.ago.1998) e de Maria Clara Walcacer Nehrer (25.jan.2000).

1.1.3   Francisco Tostes Walcacer, nascido em 28.set.1974. Casado com Fernanda Grael de Queiroz, é pai das gêmeas Joana e Marina Grael de Queiroz Walcacer, nascidas em 08.maio.2009;

Com Estela Maria Sousa Costa Neves (Rio de Janeiro RJ, 20.dez.1950), teve 02 filhos:

1.1.4   Miguel Neves Walcacer, nascido em 22.dez.1981;

1.1.5   João Carlos Neves Walcacer, nascido em 07.jul.1983;

Com Lorena Teixeira Bittar (Juiz de Fora MG, 22.março.1968) teve as gêmeas: 

1.1.6   Stella Bittar Walcacer (Rio de Janeiro - RJ, 04.out.2010). 

1.1.7   Isabel Bittar Walcacer (Rio de Janeiro - RJ, 04.out.2010).

1.2   Dora Maria Cavalcanti Walcacer, nascida no Rio de Janeiro RJ, em 24.jul.1946 e falecida no Rio de Janeiro em 25.dez.2010. 

Com Sérgio Barbosa Serra, teve dois filhos:

1.2.1   Pedro Serra, nascido no Rio de Janeiro em 25 de dezembro de 1968. é Editor de Imagens, diretor e roteirista áudio-visual, fotógrafo e músico (baterista). Não tem filhos até o momento.

1.2.2   Mariana (Kika) Serra. Nascida no Rio de Janeiro em 26 de maio de 1971, é Roteirista áudio visual de não-ficção, redatora, radialista e tradutora. Não tem filhos até o momento.

Com Marcílio Basto, teve uma filha:

1.2.3   Clarice Walcacer Basto, nascida no Rio de Janeiro em 13 de abril de 1974, bancária, e que por sua vez é mãe de três filhos:

         1.2.3.1  Izabela Basto Ferreira, nascida em 04 de junho de 1999;

         1.2.3.2  Rafael Basto Versiani;

         1.2.3.3  Isadora Basto Versiani.

Com Paulo Sampaio, a Dora Maria teve duas filhas:

1.2.4   Rosa Paula Walcacer Sampaio, nascida no Rio de Janeiro em 28 de julho de 1980, pedagoga, professora. A Rosa é mãe de:

          1.2.4.1  Davi Walcacer Lerner

          1.2.4.2  Nina Walcacer Lerner

1.2.5   Margarida Walcacer Sampaio, nascida no Rio de Janeiro em 15 de fevereiro de 1982, produtora audio visual. Não tem filhos até o momento.

1.3    Hélio Lins Walcacer Filho, nascido no Rio de Janeiro - RJ, em 31.maio.1949 e falecido em 1999 em Florianópolis - SC. Com Zilda Caldara, teve 01 filho:

1.3.1   Aimberê Pereira Walcacer.

A biografia de Hélio Walcacer encontra-se disponível em nosso site.

Ao centro, Doralecio Walcacer ladeado por Chrinauro Miranda e Murilo Gibson Barbosa
(de touca)


Fernando Walcacer com seus 06 filhos e netos



           As gêmeas Joana e Marina, filhas de Francisco com as tias Isabel e Stella, filhas de seu avô Fernando Walcacer

Kika, Margarida, Pedro, Tetela, Rosa, Davi, Dora e Clarisse

Pedro, Kika, Margarida, Clarisse, Rosa e Isabella no sofá Tetela. Early 2000s


Observação: esta página foi construida inicialmente com base em anotações familiares, tendo recebido posteriormente a colaboração dos primos Fernando Cavalcanti Walcacer e Kika Serra, aos quais agradecemos.

Caso você queira contribuir com nosso trabalho, com outras informações, fotos ou documentos que possam enriquecer esta postagem, pedimos que entre em contato com gustavogibson@gmail.com  Todos agradecemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget