Sara Maybury

SARA  MAYBURY


Este trabalho foi feito por Sara e traduzido por mim, Gustavo. A prima Gracy colaborou com a revisão da tradução mas o texto original em inglês encontra-se a disposição mediante solicitação. Perdão por qualquer erro desapercebido. 

Quando criança tinha curiosidade de saber, ou melhor, de imaginar como teria sido nossa vida caso Henry  tivesse voltado para a Inglaterra após o casamento com Alexandrina - como fez Edward Fox & Maria Adelaide. Acho que a historia de Sara poderia ter sido a de qualquer um de nós.

Com a palavra, nossa prima Sara Maybury: 

Sandra Gibson com Keith & Sara  -  Rio, setembro de 2013

Edward Henry James Fox (EHJF) nasceu em 14 de junho de 1816, em Middlesex  (próximo a Londres). Ele foi o filho mais velho de William Fox & Harriet Randall Brickell, tendo sido batizado em 29 de setembro de 1816, na Igreja de St. Leonard, em Shoreditch.

No Censo Inglês de 1841, não existem notícias dele.
A tradição oral da família Fox nos diz que ele conheceu Maria Adelaide de Oliveira quando ela tinha 15 anos de idade e como ela nasceu em 1826, eles devem ter se conhecido em 1841 - portanto, podemos supor que ele já estava no Brasil naquele domingo, dia 06 junho de 1841, data na qual o Censo Inglês foi realizado.

Edward Fox e Maria Adelaide se casaram em Pernambuco, no dia 11 de março de 1847, quando Maria Adelaide atingiu a maioridade, tendo Henry Gibson como padrinho.

Tiveram treze filhos:  Harriet, nascida em Pernambuco em dezembro de 1847;  Mary, minha bisavó, nascida 10 de junho de 1850, em Pernambuco;  Edward Henry, nascido em 1851, em Pernambuco; Emily, que nasceu em Londres no dia 28 de julho de 1852; William George, nascido em dezembro 1853 e batizado em 09 de dezembro na West Hackney Church;  Amelia que nasceu em 1855 no Brasil;  Adelaide, que também nasceu no Brasil, em 1857;  John Henry que nasceu em Sydney Place, Hackney, em fevereiro de 1858;  Charles James que nasceu em 14 de março de 1859 naReciffe House, em Londres;  Frederick que nasceu em 13 de julho de 1860, também na Reciffe House;  Jessie, que nasceu em dezembro de 1862 em Stoke Newington;  Arthur Edwin, que nasceu em Setembro de 1864 na Church Street, Stoke Newington, (ele morreu em 18 de agosto de 1865) eWinifred, nascido em 01 março de 1868 em Stoke Newington.     Edward voltou do Brasil pela última vez em 1858.

Edward HJ Fox e seu irmão George Francis Fox foram comerciantes no Recife, negociando como “Irmãos Fox” e estavam estabelecidos na Rua da Conceição. George Francis Fox morreu de febre tifóide em Pernambuco, no dia 06 de junho de 1853, com a idade de 35 anos, deixando a esposa Maria, três filhos e uma filha.  Os filhos George e William nasceram em Pernambuco e Oswald e Marion, nasceram na Inglaterra.

Mary Fox, minha bisavó, nasceu em Pernambuco em 1850 e veio para a Inglaterra pela primeira vez, quando já estava com oito anos de idade. Meu pai - que a adorava, dizia que se recordava dela como uma mulher pequena, que falava um inglês com sotaque português. Ela se casou com Richard Douglas Hellaby em 26 de Outubro de 1875 em “Port Elizabeth”, África do Sul, onde ele era Gerente de Vendas para um comerciante estabelecido naquela Colonia.

Posteriormente, já em Londres, Richard enfrentou juntamente com seu irmão, um processo de falência, depois que herdaram a empresa do pai.

Mary e Richard tiveram dois filhos: Maria Adelaide, que nasceu na África do Sul em 1876 e o meu avô - Richard Edward, que nasceu em 14 de outubro de 1877, a bordo do veleiro ‘Edinburgh Castle’ da Colônia do Cabo. Como Richard se encontrava em fase avançada de tuberculose, decidiram voltar para a Inglaterra, onde ele veio a falecer em 2 de fevereiro de 1878 na “Olinda House”, em Stamford Hill, Londres, casa esta que pertencia à sua sogra Maria Adelaide Fox, já viúva e a seus filhos.
Richard Douglas Hellaby foi sepultado no túmulo da família Fox, no “Abney Park Cemetery”, de Londres, próximo à “Olinda House”.

Mary ficou então viúva aos 27 anos de idade, com dois filhos para cuidar. Ela foi apoiada principalmente por seu irmão Charles James Fox, um advogado da cidade de Londres e por suas irmãs solteiras. Ela tinha uma renda confortável, oriunda do Fundo Fiduciário, conseguido pelo seu vínculo matrimonial.

Mary Adelaide Hellaby também morreu de tuberculose, no ano de 1903, em Kent.

Richard Edward Hellaby conquistou uma bolsa escolar para o curso de Matematica da Haileybury, o que o ajudou com a anuidade. Ele ingressou na Dalgety’s (importante firma inglesa de importação e exportação até hoje existente) e tornou-se um comerciante do ramo de importação e exportação, viajando para o Continente (Europa), para a Australia e “abriu” o Leste da Africa para a firma “Shipping Livestock & Cia”  e para novos proprietários e fazendeiros.

Richard Edward Hellaby casou com Evelyn King, filha de Alfred King e Ellen Castle Southey, este um comerciante de madeira que morou na Rússia e nos Estados Unidos, onde Richard e Evelyn se casaram em 6 de dezembro de 1871 (em Jackson County - Iowa) e onde o irmão de Evelyn, Herbert Sinclair Southey King nasceu, em 1873. Evelyn nasceu em Londres, em 13 de setembro de 1875.

Alfred King morreu com apenas 32 anos, em Ramsgate – Kent, em 25 de julho de 1877.

Eles tiveram uma filha Evelyn Maria Hellaby, nascida em 1904 em Hampstead, Londres. Ela nunca se casou, mas se tornou uma enfermeira, posteriormente uma sister no Hospital St. Thomas e depois então uma inspetora do General Nursing Council(Sister: cargo hierarquico máximo na carreira de enfermeira na Inglaterra. Uma curiosidade: a vestimenta delas vai mudando de acordo com a evolução da carreira. Iniciam com um uniforme totalmente branco que vai ganhando detalhes azuis com o tempo até atingirem um traje totalmente azul. Porém nem todas conseguem atingir este estagio. Quando estive no John Radcliffe Hospital, em Oxford, fui alertado pelos brasileiros: "quando encontrar uma velhinha toda de azul nos corredores, bata continência!"
Ela morreu em Bath, Somerset, em 1989.

Victor Richard Douglas Hellaby, meu pai, nasceu em 19 de Outubro de 1910 em Bushey, Hertfordshire. Ele ingressou no Malvern College, saindo aos 15 anos para trabalhar na Dalgety’s, por insistência de seu pai. Ingressou na Companhia de Artilharia Honrosa, um Regimento Territorial no qual muitos homens que trabalhavam na cidade faziam parte.

Vivendo em Seaford - Sussex, depois de seu casamento em 10 de Fevereiro de 1934, com Marguerite Constance Merry na St. Ansem’s Church - Streatham, ele ingressou no Royal Sussex Regiment devido a sua mudança de cidade.

Contudo, ele sempre quis ser um padre anglicano.  A oportunidade surgiu quando foi ferido em ação, capturado e feito prisioneiro de guerra pelos alemães, como comandante de bateria na vanguarda do Exército Britânico em maio de 1940. No cativeiro, ele estudou Teologia com a ajuda da Cruz Vermelha e conquistou um External Degree (título de graduação à distância) da London University.

Após a Segunda Guerra ele foi para a Faculdade de Teologia e quando eu nasci em Eastbourne, 1947, ele já era um sacerdote. Minha irmã Angela nasceu antes da Segunda Guerra, em 1939.

Angela tem formação de professora por Camberwell, Londres e se casou com David Spencer Hamilton em 11 de agosto de 1962, em Eastbourne. Eles têm um filho – Andrew, nascido em 1965, e uma filha – Judith, nascida em 1968.
Andrew casou com Valerie Burton e têm três filhas e um filho.
Judith casou com Geoffrey Conall e têm uma filha e um filho.
Eu estudei para professora na mesma faculdade da minha irmã, o Gabriel’s College em Camberwell, que agora faz parte do Goldsmith’s College.

Casei-me com Nigel Keith Maybury (conhecido como Keith) depois que diplomei, em 27 de Julho de 1968, na St. Nicolas, Old Portslade, Sussex, quando ele ainda era um estudante em seu último ano do curso médio, no St. Thomas, e depois ingressou na Universidade de Oxford.

Temos dois filhos: Nicolas, nascido em Londres em 1970 e William, nascido em Londres em 1973. Ambos são casados: Nick com Hannah e seus filhos são George, Alice e Henry. William com Nicola e seus filhos são Thomas (Tom) e Katherine (Kate). (Depois que Sara escreveu este texto, já em outubro de 2012, nasceu a terceira filha do casal, de nome Isabella).

Keith e eu agora vivemos em Seaford, depois de vivermos em Londres, em Kent e, finalmente, em Wigan – Lancashire, (cidade próxima a GTH) durante 21 anos.

Nick, Hannah e seus filhos também vivem em Seaford, na casa onde Richard Edward Hellaby morreu em 1933 e onde sua mãe Mary (n. Fox) morreu em 1937. Minha avó, viúva de Richard, viveu nesta casa até que ela veio morar com meus pais no final de 1950.

Foi por ter vivido minha infância em Seaford - com a minha avó, e pelo fato de que meus pais se retiraram para Seaford, quando aposentados, entre outras razões, que Keith e eu decidimos aposentar aqui.



Abaixo fotos da prima Sara.

1971 2 Sara at Brightling Place bu Rayment Kirby                   

1973 Sara Maybury - London 
photographer Rayment Kirby
2007

    
1985 Sara Maybury


  
2008 Seaford June



                     Alice holding Isobelle, Hannah, Sara,George with Henry in front, Keith and Nicolas


Óleo, guardado por gerações, retratando a Mansão Henry Gibson, onde nasceu Mary Fox em 1850
                                                                                     
     George, com a camisa do Atletico Mineiro                                      Royal Academy 2011 Keith & Sara
          
                                                                                                                      Henry, 2013
   

Cartão enviado por Alice Maybury (neta de Keith & Sara) em abril de 2015














Mary Fox 1850  - 1937

Mary Hellaby [n. Fox] and Evelyn Mary about 1905

Mary Adelaide Hellaby 1876-1903

Richard Edward Hellaby 1877-1933

Evelyn Hellaby [n. King] 1875-1970


Victor Richard Douglas Hellaby 1910-1995

Marguerite Constance Hellaby [n. Merry]  1912-1996

Victor and Angela Hellaby in Seaford 1946

Victor, Margie and Sara Hellaby

While a vicar in Southwark, London, in the 1950s, Victor Hellaby 
was Chaplain to the Pearly Kings & Queens of London.


Nigel Keith Maybury - Engagement 1968

                                                                                                             

Our house   -   Brighton

William, Nicola, Tom and Kate Maybury Summer 2011 in Brittany, France.(casa de propriedade de Keith & Sara)

Nick, Keith and George Maybury 
Tree Planting our road 2011
Hannah and Alice are on the right.


Henry, George, Keith Maybury &
 neighbours 2011

Keith, George and Nick Maybury tree planting in
 Downs View Road, Seaford 2011

Alice and Kate Maybury Christmas 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget